Loading color scheme

micromotor-eletrico-pneumatico

Na clínica dentária: micromotor elétrico ou pneumático?

Os micromotores elétricos estão cada dia mais populares nas clínicas dentárias, são equipamentos ideais para todas as especialidades graças às suas elevadas prestações e maior precisão que permite um desempenho superior em comparação aos micromotores a ar.

Na Europa, oito em cada dez dentistas usam micromotores elétricos, pois oferecem uma eficiência de corte superior, independentemente do material, e funcionamento mais silencioso.

Ambos os micromotores, elétricos ou pneumáticos, não transmitem a sua rotação diretamente para a broca, mas precisam de um intermediário que seja acoplado a ela, podendo ser um contra-ângulo ou uma peça de mão (peça reta).

Porquê digitalizar o meu laboratório dentário?

Graças aos avanços tecnológicos, os sistemas de fluxo digital oferecem inúmeras vantagens ao técnico de prótese dentária. Entre elas, destacam-se:

  • Máxima diversidade de indicações.
  • Precisão, eficiência e alta qualidade das próteses.
  • Flexibilidade, arquitetura aberta para escolher material e fornecedor em função de cada caso.
  • Expansão e benefício, a conexão instantânea entre dispositivos aumenta a produtividade.
  • Economia de tempo e económico, o fluxo de trabalho em lotes permite agrupar múltiplos trabalhos de uma só vez.

Características dos micromotores de ar ou pneumáticos

Os micromotores a ar impressionam com a sua elevada força de arrasto e longa vida útil. A potência pode ser ajustada progressivamente tanto em rotação para a esquerda como para a direita, e o seu peso é quase impercetível.

Características dos micromotores elétricos

Os micromotores elétricos são instrumentos de pequeno porte que contêm um motor no seu interior, podendo atingir uma velocidade de rotação livre de até 40.000 rpm, o que se traduz numa velocidade da broca de 200.000 rpm, se for utilizado um contra-ângulo com uma relação de 1:5. A potência máxima supera os 60 watts (watts) e atingem um torque de 3 Ncm. Os micromotores elétricos são alimentados por corrente contínua de baixa voltagem e o operador pode controlar a potência e o sentido de rotação da broca.

 

blog henryschein2 

Qual é a conexão de um micromotor elétrico?

Ao contrário dos micromotores a ar tradicionais, que são conectados na mesma mangueira da turbina, os micromotores elétricos requerem uma mangueira especial específica para cada modelo e marca, que é conectada à unidade de controlo onde o dentista pode modificar os parâmetros ao seu gosto ou necessidade de tratamento.

As maiores vantagens do micromotor elétrico face ao pneumático

– Nível de ruído inferior
– Possibilidade de parar a rotação de forma instantânea
– Controlo exato da velocidade e torque

Tem dúvidas ou necessita ajuda? Contacte-nos!

Com os conselhos e ajuda certa, qualquer objetivo pode ser alcançado. Não espere mais para entrar em contacto connosco?

Preencha o formulário