
Restaurações dentárias diretas: desvendamos os seus segredos
O caminho para um sorriso saudável e atrativo está repleto de desafios únicos, como a restauração de dentes danificados. Ao longo dos anos, as habilidades foram refinadas e várias técnicas aperfeiçoadas, entre as quais as restaurações diretas provaram ser das mais versáteis e valiosas.
Por essa razão, sabemos que as restaurações diretas representam uma parte importante da tua prática diária, mas sabes se a nanotecnologia ou os materiais de enchimento micro-híbridos são melhores para a retenção do polimento? Qual é a diferença entre contração e tensão de contração? Deve-se aquecer os compósitos?
Este artigo ajudar-te-á a esclarecer estas dúvidas sobre a composição e as propriedades dos materiais de restauração da 3M.
Retenção do polimento: nanotecnologia ou materiais de enchimento?
Saber exatamente o que contém o compósito com o qual trabalhas pode ajudar-te a tomar a decisão correta em cada caso. Há dois pontos importantes a considerar:
- Material de enchimento → Costumam ser de vidro fino, quartzo ou sílica e são adicionados para melhorar os módulos elásticos, aumentar a resistência à tração, dureza e resistência ao desgaste, bem como para reduzir a contração durante a polimerização da restauração. As suas propriedades também dependem do tamanho, forma, concentração ou composição das suas partículas.
- Nanocompósito → O desenvolvimento mais recente em compósitos dentários. Usa exclusivamente nanopartículas para se assemelhar o máximo possível ao dente natural.
O que considerar ao escolher o teu próximo compósito
É mais importante prestar atenção ao tamanho das partículas do que aos nomes tecnológicos. Estes pequenos detalhes, a longo prazo, podem ter um grande impacto na qualidade das tuas restaurações.
Queres uma recomendação? Confia na autêntica nanotecnologia da 3M, que se polimenta facilmente e mantém o seu brilho natural:
Filtek™ Supreme XTE
Contração vs tensão de contração: o que significa para o teu compósito?
As resinas de compósito sofrerão algum grau de contração volumétrica faças o que fizeres, mas isso não precisa afetar o sucesso da restauração. Tal como diferentes materiais de vestuário reagem de maneira diferente a uma secadora quente, diferentes compósitos experimentam a contração e a tensão de formas diferentes.
Alguns compósitos podem encolher tanto quanto outros, embora o baixo coeficiente elástico de alguns possa aliviar melhor a tensão de polimerização. Por isso, é importante conhecer a diferença entre contração e tensão de contração, bem como as propriedades do compósito.
Quando são realizadas restaurações de compósito, a contração e a tensão de contração durante a polimerização são inevitáveis, mas não são obstáculos intransponíveis. Quanto mais souberes sobre como cada um deles influencia o dente e o sucesso da restauração, melhor estarás preparado para encontrar o que melhor se adapta a cada caso.
Queres um produto com redução da tensão de contração? Filtek One é o que procuras!
Seis razões para não ter medo de aquecer os compósitos
Muitos profissionais dentários ainda têm dúvidas sobre o aquecimento dos compósitos. No entanto, se o fabricante do compósito aprova o aquecimento, apoiado por testes de segurança e eficácia, não há razão para não aquecê-lo. As razões:
- O aquecimento não afeta as propriedades estéticas do compósito. Estudos mostram que os compósitos pré-aquecidos mantêm as mesmas propriedades de cor, opacidade e retenção do polimento que os compósitos à temperatura ambiente.
- O pré-aquecimento do compósito não comprometerá a polimerização na cavidade, desde que seja corretamente aquecido. Por exemplo, certas cápsulas de compósito 3M™ Filtek™ podem ser aquecidas a 70°C durante uma hora, enquanto determinados compósitos fluidos 3M™ Filtek™ podem ser aquecidos a 70°C repetidamente, até 25 ciclos de uma hora.
- O compósito aquecido à temperatura adequada transferirá um calor mínimo ao dente e à polpa. Em geral, os compósitos são aquecidos a temperaturas entre 50 e 70°C, mas começam a arrefecer assim que saem do aquecedor e continuam a fazê-lo durante a sua colocação.
- Não são libertados produtos químicos tóxicos da cápsula aquecida. Antes de aprovar o aquecimento dos materiais de restauração dentária 3M™ Filtek™ selecionados, a 3M realizou rigorosos testes para garantir a segurança do compósito pré-aquecido, tanto para profissionais como para pacientes, sendo biocompatível de acordo com a norma ISO 10993-1:2018.1.
- A adaptação melhora devido a uma menor viscosidade. Aquecer o compósito permite um controlo mais rápido, fácil e preciso ao colocar o material em áreas de acesso limitado. E como o compósito é mais fluido, é capaz de preencher todos os cantos da preparação da cavidade, o que permite uma preparação da cavidade menos invasiva com geometrias únicas e uma melhor adaptação.
- Os fabricantes apoiam o aquecimento de compósitos. Há evidências dos seus benefícios desde os anos 80 e a tendência só tem vindo a crescer. Ao avaliar o potencial de aquecer o compósito, assegura-te de que é apoiado pelos testes adequados para garantir que obténs todos os benefícios sem sacrificar a eficácia ou a segurança.
Os compósitos da 3M indicados para o aquecimento são:
• 3M™ Filtek™ Supreme XTE™,
• 3M Filtek One,
• 3M Filtek Supreme Fluid,
• 3M Filtek Bulk Fill Fluid
• 3M Filtek Universal Restorative.
Todos eles podem ser aquecidos até 70ºC por um máximo de 1 hora e até 25 vezes, garantindo que a preparação e aplicação seja mais fácil, rápida e precisa.
Por último: Não percas de vista a estética.
Além da durabilidade, o compósito ideal deve proporcionar resultados estéticos e de aparência natural. Os fatores mais importantes que intervêm na hora de igualar a dentição natural são:
- cor
- translucidez
- fluorescência
- radiopacidade
- retenção do polimento
O compósito 3M™ Filtek™ Supreme XTE Universal é o compósito que faz tudo. Permite-te criar restaurações desenhadas para durar e, além disso, ter um aspeto bonito. Queres oferecer resultados tão estéticos quanto previsíveis? É o material que precisas!
Composito Filtek Supreme XTE
Vê este caso clínico com 3M Filtek Supreme XTE Universal.
Caso clínico e fotografia do Dr. Marcos Vargas, Iowa City, Iowa, EUA. Utiliza 3M Filtek Supreme XTE Universal.
Tem dúvidas ou necessita ajuda?
Na Henry Schein Schmidt colocamos à sua disposição uma grande variedade de material que possa necessitar. Se não o encontra, tem dúvidas ou necessita ajuda, apenas tem de preencher o seguinte formulário!