Esterilização na clínica dentária

Postado em 25 de abril de 2023

A esterilização é um processo crítico na clínica dentária, pois garante que os instrumentos e dispositivos utilizados nos tratamentos estejam livres de microrganismos que possam causar infeções. Sabe qual é o melhor sistema e o protocolo adequado para garantir a eliminação de todas as bactérias? Hoje respondemos a esta pergunta e oferecemos informações importantes que podem ser úteis para si. Vamos começar!

O que é a esterilização?

A esterilização na clínica dentária é por definição o conjunto de métodos e meios utilizados para eliminar todos os microrganismos vivos sob qualquer forma, inclusive esporos.

Atualmente, a esterilização prolongada a vapor é o único método recomendado para minimizar o risco de transmissão de príons através de instrumentos cirúrgicos. Devido ao princípio da desnaturação por calor, a esterilização a vapor também é eficaz contra bactérias resistentes aos medicamentos.

Por isso, escolher um bom autoclave para sua clínica  é uma decisão importante. Por exemplo, esterilizadores a vapor classe B da W&H, como o autoclave Lina de 22 litros são uma grande opção.

Tipos de autoclaves para esterilizar na clínica dentária

A esterilização garante a eliminação de germes, incluindo esporos, que causam infecções. Todos os instrumentos devem ser embolsados e esterilizados para garantir que estejam estéreis no momento da sua utilização.

 

As normas de referência para os autoclaves de vapor são as seguintes:

  1. EN13060 define os requisitos para a fabricação de esterilizadores de vapor pequenos. De acordo com esta norma, os autoclaves ou esterilizadores dividem-se em três tipos:
    • Ciclo N: Os autoclaves ou esterilizadores de tipo N, estão projetados para instrumentos sólidos sem embolsar. O N vem de «None hollow» (sem espaços) e «None wrapped» (não embolsado) (elementos sólidos «Naked»).
    • Ciclo S: Os autoclaves ou esterilizadores do tipo S, estão projetados para produtos específicos («Specific Products» em inglês). Os autoclaves do tipo S, estão projetados para a esterilização dos produtos especificados pelo fabricante do sistema. O fabricante do esterilizador determina para quê pode ser usado num ciclo particular do dispositivo e especifica a informação para o usuário nas instruções de utilização.
    • Ciclo B: Os autoclaves ou esterilizadores do tipo B, estão projetados para todos os tipos de carga (a B provém de «Big Sterilizers» [esterilizadores grandes]). Os autoclaves do tipo B estão projetados para a esterilização de todos os tipos de carga, como porosa, sólida e instrumentos ocos, tanto com embolsado simples como com embolsado duplo.
  2. EN285 define os requisitos para a fabricação de esterilizadores de vapor grandes.
  3. ANSI/AAMI ST55 rege a norma norte-americana para esterilização a vapor. De acordo com esta norma, os esterilizadores são divididos em dois tipos:
    • Deslocamento por gravidad.
    • Eliminação de ar dinâmica.

Tipos de carga dos autoclaves ou esterilizadores

A esterilização garante a A carga dos autoclaves ou esterilizadores pode ser diferenciada em três:

  1. Carga sólida. Produtos que não são feitos de material poroso e não possuem cavidades. Por exemplo: brocas, exploradores ou espelhos, entre outros.
  2. Carga oca. Produtos que não são feitos de material poroso e possuem cavidades. Instrumentos de luz estreita, como peças de mão, tesouras e fórceps.
  3. Carga porosa. Produtos como têxteis, packs cirúrgicos ou envoltórios, entro outros. 

Tipos de carga dos autoclaves ou esterilizadores

Revemos os passos a seguir para realizar um correto protocolo de esterilização na clínica dentária.

Primeiro passo: Inspeção.

Inspecione todos os instrumentos, certifique se o funcionamento foi verificado e se a manutenção foi realizada corretamente. As bolsas de esterilização devem ser 3 dedos (ou 30%) mais longas e maiores que os instrumentos. Use bolsas de qualidade, como as Elireel da W&H.

Importante: Para otimizar a secagem, coloque todas as bolsas com o papel virado para cima ou para baixo, conforme recomendação do fabricante do esterilizador. Por exemplo, todos os esterilizadores W&H requerem papel com o lado para cima

Segundo passo: Evitar a sobrecarga.

Siga as instruções de uso do esterilizador em relação ao método de carregamento da bandeja ou câmara.

Lembre-se de que sobrepor os sacos pode impedir a secagem.

Além disso, é recomendável não exceder o número ou a massa máxima de instrumentos que podem ser processados com o ciclo selecionado.

Terceiro passo: Informação.

Selecione um ciclo projetado e validado para o tipo de instrumento a ser processado.

Importante: Os esterilizadores W&H, como o autoclave Lina de 22 litros, possuem ciclos Tipo B compatíveis com todos os tipos de carga que possuem bolsa simples ou dupla.

Quarto passo: verificar secura.

Após a conclusão do ciclo, verifique a integridade e a secura de cada embalagem. O lado do papel deve estar completamente seco.

Caso contrário, os instrumentos não podem ser considerados como estéreis.

Em vez disso, devem ser desempacotados e devolvidos à etapa 1 como "utensílios usados".

Quinto passo: Vincular com o historial do paciente

W&H oferece um sistema prático e seguro que permite vincular instrumentos e ciclos de esterilização com os historiais dos pacientes: a impressora de etiquetas W&H Lisa Safe.

Este sistema liga-se diretamente a qualquer autoclave W&H compatível com a impressão de etiquetas e é executado somente após o ciclo de esterilização ter sido concluído com sucesso.

Sexto passo: Proceder ao armazenamento

Também poderá interessar-lhe: descubra qual é o fluxo de trabalho para a gestão avançada da prevenção de infeções

Dê uma vista de olhos a este vídeo para levar para o próximo nível a prevenção de infeções na sua clínica dentária 😉

Necessita ajuda ou uma demo com um especialista?

Na Henry Schein Schmidt colocamos à sua disposição os melhores autoclaves para esterilização na clínica dentária e todo o material que possa necessitar para a sua realização. Se não o encontrar, tiver dúvidas ou precisar de ajuda, basta preencher o seguinte formulário! Vamos ajudá-lo em tudo o que possa necessitar.

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

1 comentario en “Esterilização na clínica dentária”

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Esterilização e desinfecção