Silicones dentários: tudo o que precisa saber

Postado em 16 de noviembre de 2022

O silicone é um material de impressão dentária, dentro dos chamados elastómeros sintéticos, que é usado para a toma de impressões e criação de modelos. Sabe quantos tipos existem? As suas vantagens? Como usá-lo para melhorar os resultados do seu trabalho? Hoje respondemos a estas perguntas e muitas outras 😉

 

O que é o silicone dentário?

É um material que é utilizado no processo de impressão dentária para reproduzir os tecidos da cavidade oral, em negativo. Posteriormente, o silicone também será utilizado para elaborar o modelo que é fabricado em laboratório.

Atualmente, é um dos materiais mais utilizados para a realização de impressões definitivas em próteses fixas, pois permite obter detalhes muito finos.

 

Tipos de silicones dentários

Podemos diferenciar os silicones em dois tipos:

  • Silicones por adição:

    1. São o tipo mais utilizado para próteses removíveis unitárias, quadrantes, totais, próteses parciais e totais removíveis.

    2. Baixa, média ou alta consistência.

    3. Não rígidos e irreversíveis.

    4. Indicados para: inlays, onlays, overlays, coroas, pontes, próteses fixas, ortodontia, protetores orais ou moldeiras de branqueamento.

    5. Vantagens: Alcançam maior precisão e exatidão. Excelente estabilidade dimensional e alta recuperação de deformação. São facilmente desinfetados em soluções aquosas.

    6. Desvantagens: elevado custo, são hidrofóbicos e sensíveis a contaminantes. Além disso, podem causar defeitos na toma de impressão e reagir com o látex, inibindo o processo de polimerização.

  • Silicones por condensação:
    1. O silicone de condensação é um material para impressões dentárias que polimeriza através de uma reação de condensação na qual o álcool etílico é perdido. Portanto, possui menor estabilidade dimensional do que o silicone de adição.
    2. A sua mistura, feita manualmente, é composta por duas pastas: base e catalisadora.
    3. Indicado para: próteses fixas: coroas e pontes e também para próteses parciais removíveis.
    4. Vantagens: Não tem gosto ou cheiro desagradável. Excelente recuperação da deformação. Resistência ao rasgo. Tempo de trabalho e polimerização ajustável. Económico e limpo.
    5. Desvantagens: é hidrofóbico e tem pior estabilidade dimensional que o silicone de adição.

 

 Quando devem ser usados os silicones?

Os silicones dentários são elásticos, deformam-se facilmente no momento de serem removidos e reduzem o perigo para o paciente. Tudo isto significa que este material de impressão permite mais usos do que outros materiais, como os alginatos.

As suas vantagens já ficaram claras, mas quando usá-los? Recomenda-se o uso de silicones dentários para:

  • Casos de canais radiculares.
  • Estruturas moles.
  • Tecidos ósseos.
  • Implantes e impressões funcionais de próteses completas.
  • Reproduções de dentes fraturados.
  • Registo de relaciones oclusais.
  • Impressões totais de maxilares, com ou sem peças dentárias.

Os melhores silicones:

V-Posil Light Fast 2X50ML

Elite HD + Putty Soft Fast 2X250ML

VPS Hydro Putty Soft normal

Express 2 Putty Quick 300ML

VPS Hydro Wash 4x50ML

As 5 dicas chave para realizar as melhores impressões com silicone

  1. Para não inibir a polimerização dos materiais, não misture silicones com luvas de látex.
  2. Para não influenciar no tempo de presa, evite o contato dos silicones com adstringentes.
  3. Para a escolha do silicone, leve em consideração a sua: formulação química (silicones de adição ou condensação); consistência e velocidade de polimerização.
  4. Para obter melhores resultados, leve em consideração algumas características dos silicones como: a sua resistência, elasticidade e estabilidade dimensional; a toxicidade dos componentes; o seu manuseio, consistência e textura; a sua relação com a água ou a sua compatibilidade com materiais de modelagem e moldes.
  5. Faça sempre esta pergunta: é o melhor material para tomas de impressões dentárias? É importante ter em mente que os silicones dentários são materiais de impressão convencionais. Atualmente, a transformação digital e os avanços na medicina dentária, tornaram a tecnologia uma grande aliada para os profissionais. O futuro da impressão é digital!

Tem dúvidas ou necessita ajuda para encontrar o melhor silicone?

Na Henry Schein Schmidt, colocamos à sua disposição uma grande variedade de silicones de adição, catalisadores e kits completos e toda a ajuda que possa necessitar. Apenas tem de preencher o seguinte formulário!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Conselhos / Dicas