Turbina dentária: o que ter em conta antes de comprar

Postado em 9 de enero de 2023

A turbina dentária é um instrumento rotatório de alta velocidade, que atinge entre 100.000 e 500.000 rpm. É usada principalmente para remover os tecidos duros do dente e do esmalte.

É difícil explicar qual seria a melhor turbina, já que não existe uma melhor que as demais, mas o mais importante é que cada profissional utilize a que melhor se adequa a cada caso e dependendo dos tratamentos que forem realizados com mais frequência na sua clínica dentária.

 

O que deve saber antes de comprar uma turbina dentária?

Algumas das características que devemos ter em conta antes de comprar uma turbina dentária são a tecnologia da cabeça, a vibração, o torque, os orifícios de irrigação, a potência, a iluminação… Todo este conjunto de informações técnicas ajudará a escolher a melhor turbina de acordo com as suas necessidades e principalmente dos seus pacientes. Também é importante saber a ligação dos nossos equipamentos de tratamento, para que a turbina escolhida seja a correta, todos os fabricantes costumam ter a mesma turbina com conexões diferentes como a Unifix, Multiflex® e Midwest.

  • Cabeça: Quanto mais pequena é a cabeça, melhor acesso e visibilidade no campo operatório. Na toma de decisão de compra, deve ser considerada a altura de trabalho (altura da cabeça + broca), porque, se a medida for demasiado baixa, perde potência.
  • Rotações: As rotações da turbina são um indicador da potência de corte. Nas turbinas, a broca é acionada diretamente por um rotor. Este rotor possui uma hélice sobre a qual atua o ar comprimido. Em rotação livre as turbinas devem atingir uma velocidade média entre 330.000 e 400.000 rpm. Escolher uma turbina de última geração com baixo ruído e vibração (>60dBA) auxilia no conforto do paciente e do profissional.
  • Arrefecimento: Existem duas razões principais para irrigar o campo de trabalho com spray de ar e água. Em primeiro lugar, o dente deve ser arrefecido para evitar o sobreaquecimento da polpa, além de libertar o material a ser removido para melhor visibilidade. E em segundo lugar, a irrigação arrefece o sistema interno da própria cabeça para que não sobreaqueça e quebre.
  • Iluminação: É importante saber se a turbina vem com luz incorporada ou não para facilitar a visibilidade da área de trabalho. Anteriormente, era utilizada a luz de halogéneo, mas a tecnologia LED tem tido muito sucesso desde que foi introduzida em 2007. A luz LED é mais potente, duradoura e com um tom mais branco que oferece uma visão mais realista e sem sombras do campo de trabalho.
  • Acoplamentos: O acoplamento é a peça intermediária entre a turbina e o equipamento, o padrão em Portugal é a conexão de mangueira Midwest 4, e a turbina depende da marca e modelo, é importante assegurar a compatibilidade antes de adquirir uma unidade nova, como foi mencionado anteriormente.
  • Manutenção: É importante escolher instrumentos que sejam de manutenção simples e fáceis de executar na prática habitual. Além disso, para o bom funcionamento do nosso material rotatório, devemos manter as turbinas e contra-ângulos bem lubrificados, cada fabricante costuma ter a sua própria marca com os adaptadores correspondentes.
  • Também não devemos esquecer a limpeza interna e externa dos instrumentos. Atualmente existe uma grande variedade de produtos no mercado para essas etapas do tratamento.
  • Esterilização: Para cumprir os requisitos de higiene, as turbinas, os contra-ângulos e os motores devem ser esterilizados após cada paciente. É importante que os instrumentos possam ser facilmente e rapidamente retirados da mangueira e montados sem problemas. Devem ser evitados procedimentos de colocação que requeiram muito tempo.

Cada instrumento deve ser esterilizado após cada paciente, somente instrumentos de alta qualidade suportam esse número de ciclos sem sacrificar a sua funcionalidade e desempenho.

Na Henry Schein Schmidt temos uma gama de turbinas dentárias de alta velocidade, excelente manuseio e potência:

Turbina BA888FM - BA

Turbina S-MAX M900L - NSK

Turbina Bora - BIEN AIR

Turbina BA695LS - BA

Como indicamos anteriormente, manter as turbinas e contra-ângulos bem lubrificados é essencial e é um passo fundamental para evitar qualquer dano, desta forma podemos evitar bloqueios em algumas partes que devem ser mantidas sempre em movimento ou evitar causar danos nos dentes dos pacientes.

Como lubrificar as turbinas?

Para realizar este procedimento é necessário dispor de um óleo em spray específico para lubrificar este tipo de material. Além disso, este tipo de produto é recomendado porque também limpa e remove as partículas acumuladas.

Recomendamos três produtos:

Óleo Lubrificante Maxima Oil Spray

Boquilha Spray Lubrificante

Spray Lubrificante para Turbina T1

Como limpar e desinfetar o material rotatório da clínica?

Para saber mais sobre como limpar e desinfetar as suas turbinas dentárias e contra-ângulos, deixamos-lhe este artigo que pode ser do seu interesse. Ler artigo sobre limpeza de turbinas dentárias.

A Henry Schein Schmidt recomenda o seguinte sistema de lubrificação e manutenção de Instumental Rotatório. Muito simples de utilizar e oferecendo resultados ótimos.

Sistema de limpeça e lubrificação iCare C2 - NSK

Sistema automático de limpeça e lubrificação. Capacidad para 2 turbinas e 2 contra-ângulos.

Tem dúvidas ou necessita ajuda? Contacte-nos!

Na Henry Schein Schmidt, procuramos sempre satisfazer as suas necessidades. Por isso, oferecemos as melhores soluções do setor dentário. Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Contacte-nos e iremos ajudá-lo em tudo o que possa necessitar e com a maior brevidade possível!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Conselhos / Dicas