
Higienista oral: A importância do seu trabalho na clínica dentária
Para o bom funcionamento de uma clínica dentária, é necessário que todos os seus profissionais trabalhem em equipa e desenvolvam as suas competências de forma coordenada e eficiente. Por isso, na Henry Schein queremos destacar e reconhecer o trabalho que os higienistas orais sempre fizeram e que, neste contexto de epidemia de Coronavirus, se tornou ainda mais importante.
Os novos protocolos de atenção ao paciente incrementaram as medidas de segurança nos centros de medicina dentária e precisamente estes trabalhadores estão na linha de frente do atendimento ao paciente. Normalmente, os higienistas orais são os primeiros a ter o contacto inicial com os pacientes, criam um clima de bem-estar e segurança para que posteriormente o dentista faça o diagnóstico e prescreva o tratamento necessário.
Os higienistas orais realizam um trabalho de grande responsabilidade e com funções muito variadas
É importante assinalar que para atingir esta especialização é necessário concluir um Grau Técnico Superior. Portanto, requer ensino superior porque é uma tarefa complexa, com um currículo exigente e que requer 2.000 horas de formação. Na verdade, as suas competências não devem ser confundidas com as de auxiliares, pois além de apoiar o dentista, o higienista oral também pode assumir suas próprias responsabilidades de assistência técnica.
Especificamente, estes profissionais são formados para realizar estas tarefas:
- Uma de suas principais atividades é a promoção e educação em saúde oral, aconselhamento sobre medidas de higiene e preventivas em todas as áreas da medicina dentária.
- Mantém a saúde oral dos pacientes e estão especializados na realização de tratamentos de medicina dentária preventiva. Ou seja, normalmente os higienistas orais efetuam limpezas orais, aplicam selantes ou fluoretos, intervenções para eliminação do tártaro, colocam e retiram instrumentos, etc.
- Em coordenação com o dentista com o qual colaboram na realização de intervenções, preparação do historial clínico do paciente, realização de análises e estudos, etc.
- Educam e ensinam os pacientes a praticar uma correta higiene oral. Atuam como conselheiros e ouvem as pessoas para oferecer os seus conselhos, pois são especialistas na matéria e promovem a criação de hábitos saudáveis.
- Cuidam e esterilizam os materiais da clínica, pois dentro de sua missão toda a equipa de medicina dentária pode exercer as suas funções num ambiente ideal asséptico e higiénico. Portanto, o seu contributo nesta faceta é muito relevante, ainda mais nestes meses em que o Coronavírus é, infelizmente, um protagonista.
Os higienistas orais são especialistas em lidar com o paciente
Como estabelecemos no nosso Novo Protocolo de Atenção Dentária, A atenção no consultório é fundamental para oferecer um serviço seguro e eficaz. E como especialistas em higiene, são a peça básica para a correta engrenagem no atendimento em medicina dentária. Eles participam no processo de triagem e asseguram que essa primeira triagem ocorra num ambiente livre de Coronavírus e sem riscos de infeção.
Os higienistas orais assumem um trabalho constante de atendimento e cuidado dos pacientes, por isso estes profissionais devem apresentar virtudes muito específicas. Referimo-nos ao facto de, principalmente, para o correto desempenho do seu trabalho necessitarem de ser pessoas sociáveis, afáveis e empáticas, meticulosas e muito vocacionais, possuir um amplo domínio da especialidade da medicina dentária preventiva e possuir aptidões para trabalhar em equipa.
Não é por acaso, nos últimos anos a procura de higienistas orais em clínicas e centros de higiene oral tem aumentado, pois eles estão sempre na linha de frente e cobrem um amplo espectro de funções. Tarefas de assistência, coordenação, esterilização ou aconselhamento, bem como gestão de clínica dentária. Em suma, aspetos que os tornam autênticos 'polivalentes' no setor dentário e pessoas indispensáveis, quer para estreitar os laços com os pacientes, quer para garantir a boa imagem da clínica dentária ou centro médico.