
O que a saúde da sua boca diz de si
A saúde bucodental é fundamental, não só pela importância que tem para o nosso sistema digestivo, ou para nos sentirmos cómodos com a nossa aparência. Também é um reflexo fiel do estado geral do nosso organismo, já que na nossa boca existem milhares de bactérias que podem desencadear por si próprias doenças ou indicar a presença subjacente de algumas outras.
Problemas de Saúde como os diabetes, deficits nutricionais ou carências vitamínicas e minerais podem ser detetadas em revisões bucodentais. Ainda que possa parecer estranho, descuidar a higiene da nossa boca pode despoletar problemas do sistema digestivo, respiratório ou até cardiovascular. Certas bactérias nocivas que podem proliferar na nossa boca têm a capacidade de alcançar a corrente sanguínea e provocar infeções em órgãos mais distantes como o coração e os pulmões.
Importância de visitar regularmente o seu médico dentista
Podemos dizer que a nossa boca é a porta principal que nos protege do exterior, pelo que descuidar os seus cuidados equivale a permitir que bactérias entrem no nosso organismo e se instalem com o risco de despoletar doenças inesperadas.
Cabe-nos visitar regularmente o médico dentista, preferencialmente duas vezes por ano, mesmo que aparentemente não apresente nenhum problema. No entanto há casos que nos devem levar a recorrer a um médico dentista assim que nos apercebemos. Isto acontece, por exemplo com qualquer mudança que notemos nas nossas gengivas, pois são estas que sustem toda a nossa dentição e refletem a nossa saúde bucal e logo toda a nossa saúde em geral. Calcula-se que entre 25 % e 50 % das personas que apresentam problemas nas suas gengivas correm maiores riscos de padecer de problemas cardiovasculares.
Este é um dado preocupante se juntarmos outro que conclui que cerca de 4 em cada 10 pessoas sofrem de problemas relacionados com a sensibilidade dentária e com as suas gengivas. Em várias ocasiões estas pessoas não acorrem a um especialista por considerarem que o seu este problema não poderá evoluir para nada mais grave. Algo preocupante se temos em conta que nestes casos as bactérias perniciosas que causam infeções podem proliferar sem controlo e afetar outras zonas mais importantes do nosso corpo.
Os sintomas que nos devem preocupar
Destacamos os sintomas a que devemos estar atentos perante um possível problema gengival:
-
- Mau hálito habitual e sem explicação,
- Inflamação ou vermelhidão das gengivas,
- Sangramento dos tecidos,
- Dor ou maior sensibilidade ao mastigar,
- Sensação de mobilidade de um dente,
- Gengivas retraídas ou sensação que o dente está maior que antes.
- Perante qualquer uma destas situações é extramente importante acorrer a uma revisão periodontal, já que nestes casos o tempo pode contar de forma decisiva. Caso contrario, existe uma grande possibilidade de contraer periodontites, perda de dentes, aumento de dor e sangramento e, como já vimos anteriormente, problemas cardíacos, digestivos e respiratórios.
Nestes casos o médico dentista irá examinar o estado das gengivas utilizando sondas, com as quais comprova a profundidade das bolsas periodontais, se existe sangramento ou se o dente conserva a sua firmeza habitual. Dependendo da magnitude do problema estabelecerá a necessidade da intervenção de pum periodontista para o seu tratamento.
O cuidado diário é a melhor forma de prevenir as patologias gengivais
Nestes casos o melhor é mesmo prevenir, uma correta higiene dentária pode ser a melhor aliada mas manter distantes a maioria dos problemas bucais. Gestos tão simples como escovar os dentes depois de cada refeição, usar fio dentário e enxaguar com colutórios, não abusar de alimentos açucarados ou ácidos, não fumar e visitar regularmente o médico dentista são sem dúvida práticas que devemos adquirir.