Toma de impressões dentárias com alginato ou silicone: tudo o que precisa saber

Postado em 27 de septiembre de 2022

A toma de impressões dentárias com alginato ou silicone é uma das técnicas mais utilizadas nas clínicas dentárias para obter uma réplica da cavidade oral do paciente. É um procedimento analógico que permite a realização de próteses dentárias e ortodontia, mais ou menos precisas.

Questiona-se como tirar uma impressão com alginato ou silicone? Quer saber os melhores materiais para o fazer? Obter algumas dicas para melhorar a sua técnica? Sabe se é a opção mais recomendada para o seu trabalho diário? Continue a ler! Neste artigo respondemos a todas as suas dúvidas.

Como se realiza a toma de uma impressão dentária com alginato e silicone?

Para poder realizar a toma de impressão dentária, a primeira coisa que devemos fazer é a mistura. Para isso, precisaremos de alginato e água. Pode ser feito manualmente com recipiente e espátula, doseando o pó no recipiente e adicionando a água. Ou automaticamente com uma máquina de mistura. Em qualquer caso, é aconselhável ter mais alginato do que água para atingir a densidade adequada, sem criar bolhas dentro da mistura.

Na Henry Schein Schmidt temos um alginato rápido, fácil de misturar e com sabor refrescante a menta, ideal para este processo.

Alginate Fast set Blue Banner 453G:
  • Tempo em boca: 1 min., 10 sec.
  • Tempo de secagem: 2 min., 10 sec.
  • Tensão em compressão: 117%
  • Recuperação elástica: 98%
  • Compressão: 1,4 MPa

Também é necessário contar com Moldeiras de impressão, um instrumento que pode ser feito de metal ou plástico e deve ser preenchido com o alginato ou silicone que obtivemos na mistura. Uma vez preenchido, é inserido na boca do paciente para tirar o negativo dos tecidos duros e moles. Para concluir, a moleira é esvaziada para obter o resultado positivo.

Em seguida, a impressão deve ser limpa com água e seca com ar comprimido. O próximo passo é adicionar o gesso à impressão no vibrador, para evitar que apareçam poros no molde. Depois de seco, teremos o modelo de alginato, que deve ser colocado em local húmido para finalizar o molde.

Após a devida desinfeção, o modelo obtido é enviado ao laboratório de prótese dentária, onde são criadas coroas, próteses ou aparelhos dentários de acordo com as necessidades de cada caso clínico.

Os melhores materiais para realizar tomas de impressões dentárias precisas

  • Taça de borracha para mistura. No nosso site pode encontrar diversos modelos de diferentes tamanhos e materiais. A nossa recomendação é esta taça de mistura alginato e gesso flexível pequena 8cm.
  • Espátula. Flexível ou rígida, para alginatos ou para gessos… A espátula que necessita está aqui.
  • Alginato. Também colocamos à sua disposição uma ampla gama de alginatos, de diferentes marcas e em promoção.
  • Silicones dentários. Descubra os melhores silicones para realizar todo o tipo de impressões dentárias e escolha o que melhor se ajusta a si.
  • Moldeiras de impressão. Em Henry Schein Schmidt também poderá encontrar as melhores moldeiras para realizar tomas de impressão precisas. Prefere de plástico? Então, estas moldeiras poderão interessar. Se pelo contrário, prefere utilizar moldeiras metálicas, também as pode encontrar no nosso site.
  • Vibrador de gessos. Estes dois misturadores poderão interessar-lhe:
Vibrador De Gesso
Henry Schein

Vibrador para gesso

Vibrador pequeno redondo
Mestra

Vibrador robusto e fiável, controlo de potência com quatro posições.

6 dicas para obter as melhores tomas de impressão dentária com alginatos e silicones

  1. Tenha sempre os melhores materiais. As características dos produtos que você usa serão decisivas no resultado da impressão. Cada um tem as suas peculiaridades e vantagens, por isso é aconselhável escolhê-los de acordo com as necessidades de cada paciente ou caso.
  2. Lembre-se que as medidas são imprescindíveis. As medidas recomendáveis para obter uma mistura correta base de acordo com a arcada são: arcada superior 2 colheres medidoras de alginato e 2 de água o arcada inferior é de 1.5 de alginato e 1.5 de água.
  3. Utilize a moldeira ideal para cada paciente. Em cada caso, deve escolher a moldeira de acordo com a medida do paciente. Isto deve exceder um centímetro até o último molar e cobrir todas as peças dentárias.
  4. Coloque a moldeira na cavidade oral com o paciente sentado para evitar o reflexo emético ou possível asfixia. É aconselhável começar pelo arco inferior e depois pelo arco superior.
  5. Espere que a mistura endureça. Tenha em consideração a temperatura da água ou use alginatos crono génicos, que mudam de cor quando endurecem.
  6. Retire cuidadosamente a moldeira e desinfete a impressão antes de retirar.

Que técnica é a mais recomendada para obter impressões precisas?

Antes de responder a estar pergunta, convém assinalar quais os dois tipos de impressões existem:

Toma de impressões analógicas

As impressões analógicas são aquelas obtidas com alginatos e silicones. São realizadas usando moldeiras standard, que podem ser feitas de metal ou plástico. Este tipo de impressões apresenta vários inconvenientes:

  • As moleiras nem sempre se adaptam de forma fiável à anatomia oral do paciente, o que pode levar a imprecisões ou erros.
  • A pasta utilizada pode deixar bolhas, rachaduras ou imperfeições que, às vezes, também reduzem a precisão do trabalho do dentista.
  • Em muitos casos, são necessárias duas tomas: uma preliminar (com moldeira standard) e uma definitiva (com moldeira individual), para obter maior precisão na réplica da boca do paciente.
  • Os modelos impressos são volumosos e não são fáceis de guardar na clínica dentária.
  • O modelo tem de ser enviado ao laboratório de prótese dentária, o que aumenta o custo logístico e o risco de contaminação cruzada.
  • Quando o laboratório dentário recebe o modelo, tem de digitalizá-lo para fabricar as restaurações ou aparelhos, atrasando os tempos de tratamento.
Toma de impressões dentárias digitais ou em 3D

São as impressões mais recomendadas para reproduzir com exatidão e precisão a cavidade oral do paciente. São realizadas através de uma câmara intraoral, que envia, em tempo real a um software, as imagens 3D que estão a ser capturadas com a toma. Estas são guardadas na nuvem ou num ficheiro que pode ser partilhado com o laboratório imediatamente.

As suas vantagens são incríveis:

  • Imediatismo e simplicidade. Sem gesso ou alginato. Reduz as etapas do processo e permite obter resultados em apenas alguns minutos, em 3D e em formato digital.
  • Maior precisão. Com uma ferramenta de digitalização intraoral, é obtida uma imagem clara, precisa e fiável da boca do paciente.
  • Conforto e rapidez. Não é necessário introduzir substâncias desconfortáveis ou com sabores desagradáveis na cavidade oral do paciente. A imagem é obtida através de técnicas fotográficas ou de vídeo que nem são percebidas.
  • Edição simples. Se houver um erro na obtenção da impressão dentária, é necessário apenas repetir a leitura da área problemática para refinar o trabalho.
  • Acessibilidade e facilidade de trabalho. Com ficheiros 3D, pode economizar espaço na clínica e partilhar rapidamente informações com outros especialistas ou com o laboratório.
  • Resultados otimizados. Maior precisão nos modelos, melhores diagnósticos e decisões, o que assegura maior precisão nos resultados.

Tem alguma dúvida? Contacte-nos! Teremos todo o prazer em ajudá-lo.

Na Henry Schein Schmidt pensamos em si e queremos acompanhá-lo nas melhores decisões e soluções do setor e de todo o apoio que possa necessitar. A nossa equipa de especialistas está pronta para responder a qualquer pergunta que nos possa colocar. Não espere mais! Contacte-nos!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Laboratório dentário