A perda de detnes já não é um problema gravegraças à implantologia oral

Postado em 22 de marzo de 2021

Perder um ou vários dentes é sempre motivo de desconforto e tristeza. Para além dos problemas de saúde bucais e estéticos que daí advêm, os dentes são fundamentais para uma correta alimentação e digestão. Foram precisos milhares de anos de pesquisa e melhoramento mas os problemas de perda dos dentes têm finalmente solução através das técnicas e implantologia oral.

O primeiro implante de que se tem conhecimento  na história da humanidade data de há cerca de 9000 anos, pelo que apos todo este tempo, a medicina dentária pode aperfeiçoar imenso os seus tratamentos para a obtenção de melhores resultados. Se no Antigo Egipto utilizavam restos de conchas para imitar os dentes, agora qualquer paciente poderá submeter-se a cuidados personalizados para obter resultados impressionantes, que melhoram inclusive a sua boca, tanto a nível funcional como estético.

O cuidado dos dentes é fundamental para evitar a sua queda

Na verdade, já há algum tempo que a queda ou perda de um dente deixou de ser um drama. Se pensarmos bem, acaba por ser um fenómeno mais habitual do que poderiamos pensar, sobretudo se tivermos em conta que existem vários fatores que os podem provocar: 

  1. Presença de caries que detioram o esmalte e que em ultima instancia podem provocar infeções.
  2. Aparição de periodontites devido a uma higiene deficiente ou por doença, como o caso de diabetes, levando a que a infeção provoque inflamação e destruição dos tecidos gengivais. São mais frequentes em pessoas de idade mais avançada.
  3. Como consequência de traumatismos, que podem provocar rotura dos dentes ou até perda total.
  4. Fissuras o fraturas por desgaste, com o tempo os dentes sofrem erosões, perdem o seu suporte rompem.se e caem. Problemas como o bruxismo podem provocá-las de forma inconsciente.

Felizmente, e salvo em casos de traumatismo, os dentes avisam antes de cair. Normalmente a pessoa afetada apercebe-se durante alguns dias  que alguma coisa não está bem na sua boca, sente dor, as gengivas apresentam inflamação nas gengivas e sensação de mobilidade nos dentes. É fundamental acorrer  a um médico dentista imediatamente, pois em algumas situações é possível salvar os dentes implicados  e será necessário apenas um tratamento para os fixar.

A implantologia, a solução para os pacientes edêntulos

E se o paciente for edêntulo total ou parcial? A implantologia dispõe de métodos muito uteis e eficazes para que qualquer pessoa que esteja nesta situação possa recuperar todas as características estéticas e funcionais da sua boca. 

O procedimento habitual é que o especialista avalie o estado da boca do paciente dependendo das suas necessidades, o especialista analisa a melhor opção de implantes dentários e seleciona a marca, tamanho e diâmetro.

Poderemos dividi-los principalmente em dois grupos:

  • Endosteal- São os implantes mais utilizados em todo o mundo. Inserem-se no maxilar por baixo da gengiva.  São geralmente feitos de titânio e em forma de pequenos parafusos cilíndricos. O titânio é um material de alta qualidade muito resistente à corrosão e compatível com o sistema humano. Para o sucesso de um implante endósseo é necessário que o osso seja abundante, de forma a fornecer uma base segura. Ao implante, após cicatrização, fixa-se o novo dente.
  • Subperiosteal –Os implantes subperiosteal são inseridos na gengiva, sob o maxilar. Se o paciente não tem um maxilar saudável ou existe défice de osso, poderão ser uma boa opção.  É um tipo de implante indicado para pessoas com falta de osso e que não querem submeter-se a procedimentos de reconstrução óssea.  Tal como nos implantes endósseos, fixam-se dentes artificiais.

Também os podemos classificar pelo material de fabrico, zircónio ou titânio (sendo este último o mais usado) bem como pela técnica empregue  (de carga imediata ou em duas fases) Em todo o caso é importante saber que todos os implantes necessitam de um processo de adaptação à boca do paciente, que pode demorar entre 3 a 6 meses. Durante este tempo o implante deverá integrar-se corretamente com o osso, de forma que possa suportar adequadamente a carga funcional da mordida.

Um Sorriso são, bonito… indolor

Existe sempre uma solução para pessoa e situação, e com os avanços tecnológicos que o setor tem experimentado fazem com que as intervenções em implantologia sejam cada vez mais comodas e indolores para os pacientes.  Os incómodos e mal-estar durante e após a colocação são cada vez menores, e apenas o paciente terá de se implicar em cuidar dos seus novos dentes.  Deverá visitar o seu médico dentista de forma regular para garantir que a adaptação se desenrola sem problemas. 

Conseguir uma dentição completa é conseguir também mais saúde, pois uma correta mastigação dos alimentos facilita a digestão,  e previne problemas de Saúde que afetam o resto do corpo.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Cosméticos dentários