
Limpeza e esterilização de turbinas dentárias: contra-ângulos e peças de mão retas
O instrumental rotatório é um material muito importante no dia a dia da clínica dentária, por isso é importante zelar pelo seu correto funcionamento e limpeza para prolongar a sua vida útil e, consequentemente, evitar reparações.
Para levar a cabo uma correta limpeza e esterilização das peças, é necessário realizar diferentes etapas, mas deve-se levar em consideração as instruções do fabricante, pois há ocasiões em que a manutenção é realizada de uma forma diferente.
É fundamental enxaguar, limpar e desinfetar as turbinas dentárias após cada tratamento para remover sujidade e líquidos que possam ter penetrado (saliva, sangue, etc.) e desta forma evitar o entupimento das peças.
1. PREPARAÇÃO:
É importante vestir a roupa apropriada antes de iniciar a limpeza e retirar as peças de mão do acoplador (ou motor se for um contra-ângulo) e retirar a broca ou instrumento com as correspondentes pinças ou tenazas, usando luvas. Os restos de matéria orgânica podem ser removidos com papel ou toalha húmida.
2. LIMPEZA:
Para limpar o corpo externo do instrumento, usaremos água fria da torneira (não mais que 38ºC e potável) ou água desmineralizada e uma escova de cerdas brancas, mas é importante nunca limpar no banho de ultrassons.
3. DESINFEÇÃO:
A próxima coisa que devemos fazer é secar o corpo do instrumento com um pano desinfetante (melhor se não tiver cloro). É importante não mergulhar a peça em solução desinfetante. Em seguida, limparemos a saída de luz com um pano suave.
Lembre-se de lubrificar os instrumentos rotatórios após cada desinfecção e limpeza e antes de cada esterilização.
4. LUBRIFICAÇÃO:
É necessário que use lubrificante para a manutenção do seu material rotatório e que sejam de alta qualidade e, se possível, 100% sintéticos, pois oferecem ajuda para prolongar a vida útil dos instrumentos.
Pode encontrar sprays de lubrificação aqui
Neste ponto, é importante saber que para a lubrificação das peças deve utilizar o adaptador correspondente ao sistema de acoplamento que está a utilizar, neste caso, para contra-ângulos e peças de mão é necessário um adaptador "intra".
Uma vez inserido o adaptador, devemos pulverizar uma toalha húmida durante 2 ou 3 segundos (até que o óleo apareça limpo) e vamos secar o excesso de óleo na peça com uma toalha seca. Se a cabeça do seu contra-ângulo for removível, engraxe as duas partes separadamente, com o respectivo adaptador. É fundamental colocar a peça de mão para trabalhar após a lubrificação, para que o óleo lubrifique todos os componentes.
Antes de continuar, deve-se verificar se os instrumentos são adequados para esterilização em autoclave e/ou termodesinfetáveis.
5. ESTERILIZAÇÃO:
Vamos colocar as peças de mão num autoclave. Não se deve usar bolsas, a menos que esteja a usar um autoclave vazio. Uma vez selecionado o ciclo correto, é importante verificar que não seja um ciclo de secagem num autoclave vazio.
Atenção! Não deve exceder os 140ºc (284ºf), inclusive durante a fase de secagem.
6. ARMAZENAMENTO:
Uma vez finalizado o ciclo de esterilização, retiramos as peças do autoclave e guardamos num container ou saco isento de pó.
Deixamos outros conselhos para a manutenção do material rotatório:
- Descarte as brocas muito desgastadas.
- Não acione o botão de pressão para trocar a broca enquanto o instrumento estiver a trabalhar
- Assegure-se que o ar que chega aos instrumentos está totalmente seco. É recomendável que instale um secador no compressor da sua clínica dentária.
- Está a pensar em renovar o seu material rotatório ou tem alguma dúvida sobre a sua mantenutenção? Podemos ajudá-lo! Preencha o seguinte formulário e entraremos em contacto consigo.
Tem dúvidas ou necessita ajuda para encontrar o melhor silicone?
Na Henry Schein Schmidt, colocamos à sua disposição uma grande variedade de silicones de adição, catalisadores e kits completos e toda a ajuda que possa necessitar. Apenas tem de preencher o seguinte formulário!