
Protocolo de limpeza e desinfeção de zonas comuns e instrumental
Para garantir a segurança dos pacientes e profissionais da clínica dentária, devem ser seguidos os protocolos de assepsia e desinfeção adequados. Por isso, hoje fazemos uma revisão dos passos a seguir para a correta limpeza das áreas comuns e desinfeção ou esterilização dos instrumentos utilizados na prática diária. Venha connosco!
Como realizar a limpeza das zonas comuns
As áreas comuns são tão essenciais ou mais do que as áreas de trabalho. Nelas, os pacientes e o profissional dentário trocam informações, permanecem sentados ou entram em contacto com alguns elementos da decoração. São espaços onde há grande risco de contaminação e propagação de vírus. Por esta razão, é muito importante realizar uma limpeza correta de:
- Pisos. Ao final da jornada de trabalho, todas as áreas comuns devem ser submetidas a limpeza e desinfeção. Para pisos, recomenda-se usar uma concentração de 1:10 (1 parte de lixívia e 9 partes de água).
- Superfícies. Todas as maçanetas de portas e janelas, eventuais corrimãos, mesas, apoios de braços de cadeiras e unidades de tratamento, interruptores, telefones devem ser limpos e desinfetados com solução de hipoclorito de sódio, sempre que o material o permita
Como já comentamos no artigo “Os melhores desinfetantes para a clínica dentária”, para realizar esta tarefa recomendamos os seguintes produtos:
Áreas desinfectantes Eurosept Plus 1L y 5L HENRY SCHEIN
Desinfeção rápida e eficaz, baseada em etanol, pronta a usar, sem aldeído para desinfeção de inventário médico e dispositivos médicos, bem como todos os tipos de superfícies.
Toalhetes desinfectantes CYBERTECH
Toalhetes desinfetantes para limpeza de superfícies e material clínico.
- Purificadores. Recomendação: Use dispositivos de purificação ambiental com filtros HEPA (High Efficiency Particle Arresting), os filtros mais eficientes para evitar a contaminação cruzada e produzir ar limpo nas clínicas dentárias. Retêm com eficiência 99,99% todas as partículas bacterianas e virais até 0,01μm. Na Henry Schein Schmidt colocamos os melhores do mercado à sua disposição. Venha conhecê-los!
E ainda, também colocamos à sua disposição diferentes sistemas de Purificadores de ar com filtros HEPA, como mencionamos neste artigo blog.
Como realizar a desinfeção e esterilização do instrumental
Alguns vírus, como o COVID, não resistem a altas temperaturas, por isso as técnicas de esterilização devem ser as habituais.:
- Limpeza de instrumentos. Limpeza diária depois da jornada de trabalho de todos os instrumentos.
- Turbinas. Recomenda-se utilizar turbinas com válvula antirretorno e esterilizá-las após a utilização, portanto será necessário maior rotação das mesmas.
- Lavagem. Pré-lavagem do instrumental. Mergulhe-o numa cuba com agentes tensioativos com pH neutro, ou com uma solução de detergente enzimático por alguns minutos.
- Ultrassons. Imersão na solução de lavagem contida na cuba de ultrassons a uma temperatura de 45º, substituída em intervalos regulares.
- Secagem. Secagem com ar ou com papel descartável.
- Selagem térmica. Os instrumentos devem ser colocados em grupos e embolsados, inserindo-se em cada bolsa uma tira de controlo químico interno.
- Armazenagem. Depois de embolsados, os instrumentos devem ser submetidos ao autoclave a vapor de água. O ciclo de esterilização adequado é programado para a carga, seguindo as instruções do fabricante.
- Esterilização. Verificar se as bolsas estão perfeitamente secas e intactas e o controlo químico externo e interno. Registar os controlos do processo.
Como destacamos no artigo “Como saber qual é o autoclave ideal para a sua clínica dentária”, colocamos à sua disposição os sistemas das melhores marcas do setor:
Autoclave B Classic- Mocom Autoclave Lina Classe B- W&H
Autoclave Vacuklav- Melag Autoclave C3 Advance- Prestige Medical
Autoclave iClave Plus-NSK Autoclave 22L- As Technology
Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Contacte-nos!
Na Henry Schein Schmidt pensamos em si e nas suas necessidades. Por este motivo, colocamos à sua disposição as melhores soluções do sector dentário e todo o suporte que possa necessitar. Tem dúvidas ou necessita ajuda? Contacte-nos de forma a que o possamos ajudar em tudo o que necessita!