Scanner Intraoral

 Scanner intraoral, melhore a precisão dos seus exames e impulsione o seu negócio

Postado em 29 de noviembre de 2021

O scanner intraoral é um dispositivo digital que revolucionou e impulsionou a digitalização do sector dentário. Certamente, já ouviu falar, mas sabe como é usado?, para que serve?, qual é o melhor scanner intraoral do mercado? Hoje contamos-lhe tudo o que precisa de saber!

O que é o scanner intraoral na medicina dentária e para que serve?

É um dispositivo de digitalização dentária que mapeia o interior da cavidade oral dos pacientes para recriar em 3D as suas estruturas anatómicas. É extremamente útil, porque digitaliza toda esta informação e permite trabalhar nestes modelos em ambientes acessíveis e modernos, obtendo resultados muito mais precisos e personalizados.

Podem ser usados para:

  1. Projectos de sorrisos em tratamentos ortodônticos.
  2. Tratamentos de suportes linguais e alinhadores invisíveis.
  3. Próteses parciais e implantologia.

Principais benefícios e vantagens dos scanners intraorais

  1. Imediatismo e simplicidade. Esqueça o gesso, escaiola ou alginato.  Agora pode reduzir os passos e obter os resultados praticamente em tempo real (em poucos minutos), em 3D e em formato digital.
  2. Maior precisão.   A impressão física está longe de ser perfeita, porque quando a pasta é seca, pode deixar bolhas, rachaduras ou imperfeições que, por vezes, desviam da precisão do trabalho do dentista. Por outro lado, com uma ferramenta de digitalização intraoral é alcançada uma imagem clara, precisa e fiável,de modo que a consulta é como visualizar a boca do paciente ‘in situ’.
  3. Comodidade e velocidade. A impressão dentária acima mencionada requer substâncias desconfortáveis e com gostos ou odores desagradáveis para serem introduzidos na boca do paciente. Mas agora com o scanner dentário tudo isto desaparece, uma vez que a imagem é obtida através de técnicas fotográficas ou de vídeo que não incomodam e nem se notam.
  4. Edição simples. Qualquer processo de modelação dentária é suscetível a algum tipo de erro ou falha. No entanto, o que é um grande problema em casos de impressão dentária (que normalmente obriga a descartar o modelo físico que é obtido), aqui está um inconveniente mínimo de solução fácil.  E basta recandistar a área do problema para eliminar possíveis distorções e especificar ainda mais o trabalho.
  5. Acessibilidade e facilidade de trabalho.   Os modelos impressos são volumosos e não são fáceis de armazenar no ambiente dentário. Com os ficheiros 3D criados pelos scanners intraorais pode economizar espaço na clínica dentária e, além disso, partilhar esta informação digitalizada com outros especialistas ou com o laboratório de forma rápida e imediata.
  6. Resultados otimizados. Quanto maior for a precisão nos modelos, melhor serão os diagnósticos e as decisões.  Planifica ortodoncias, aborda reconstruções ou desenhos   de próteses minimizando riscos e garantindo uma maior precisão nos resultados.
  7. Potencia melhorias. Além de fazer a diferença no aspeto puramente prático, os scanners intraorais também trazem uma vantagem para a sua clínica dentária. Ter um deles nas suas instalações irá demonstrar o seu compromisso com a inovação e ajudará a transformar o seu escritório numa referência de qualidade dentro da comunidade dentária.   É uma ótima ferramenta de comunicação com o seu paciente.
Infografía scanner intraoral

Comparação de scanners intraorais que pode encontrar na Henry Schein Schmidt

Existem diferentes tipos de scanners digitais. Logicamente, cada um tem as suas próprias particularidades, embora aqui vamos apresentar as que você pode encontrar dentro do nosso catálogo,bem como as características que os definem:

  1. 3Shape TRIOS: Em 2021 o scanner TRIOS celebra a sua primeira década de existência e neste tempo distinguiu-se como um dos melhores da sua classe, acumulando prémios e reconhecimentos.  Quem teve a oportunidade de o utilizar destaca a sua precisão e velocidade, uma vez que possui uma câmara intraoral integrada e um software de fácil utilização que é amplamente utilizado em clínicas dentárias e laboratórios em todo o mundo. Além disso, tem atualmente à sua disposição três soluções com este selo de qualidade, o TRIOS 3 Basic 3 Eshape e o TRIOS 3.   E tudo isto sem esquecer o seu complemento 3Shape TRIOSMOVE, uma nova ferramenta desenhada para que tenha a melhor comunicação possível com os seus pacientes.
  2. Omnicam e Primescan by Dentsply Sirona: CEREC  by Dentsply Sirona é conhecido por ser o sistema de impressão digital/cadeira mais antigo na indústria dentária, tornando-o uma referência no campo dos scanners intraorais 3D. De facto, durante muito tempo a sua câmara Omnicam  foi uma das mais bem sucedidas, mas em 2019 essa fórmula foi aperfeiçoada graças à saída do novo modelo Primescan. Este é projetado para participar em vários fluxos de trabalho digitais diferentes com a participação de laboratórios; e também brilha pela sua velocidade (permite a digitalização integral da mandíbula em menos de um minuto), a sua precisão e a sua fácil utilização.  

O que deve valorizar ao comprar um scanner intraoral?

Como acabou de ver, existem algumas alternativas no mercado. Mas como escolher o melhor scanner intraoral ao considerar a sua compra para a nossa clínica dentária? Estes são alguns dos aspetos que deve ter em consideração:

  1. Velocidade de digitalização: Um   sistema rápido e fiável tem múltiplas vantagens. Para o paciente evita o incómodo e o desconforto, porque mal nota o processo de digitalização. E para os profissionais significa uma poupança considerável de tempo, para que possa focar-se no que é realmente importante: a análise e estudo das imagens 3D que obtivemos.
  2. Conforto e facilidade de manuseamento: É preferível que o scanner dentário 3D seja confortável, ergonómico e pequeno em tamanho, para poder tirar as imagens facilmente. E, claro, também é relevante que a sua utilização seja prática e intuitiva, tanto no que diz respeito ao próprio dispositivo como ao software que o acompanha.
  3. Tipo de operação: Estas ferramentas podem recolher as imagens utilizando duas tecnologias. A primeira, a fotográfica, baseada na tomada de imagens independentes em cada área de digitalização; para que mais tarde o programa as una e gere o modelo digital completo em 3D. A segunda, o vídeo, que vai um passo mais além ao capturar informações visuais através da gravação de imagens.
  4. Particularidades do software: Quase tão importante como o próprio scanner intraoral é o programa que o acompanha. Foi projetado para tirar o máximo partido dos modelos 3D  que são obtidos, bem como para a sua visualização precisa. De facto, em alguns casos, simulações e ajustes podem ser feitos em tempo real.

Os melhores scanners intraorais estão na Henry Schein Schmidt

Tem alguma pergunta sobre qual o scanner dentário mais indicado para si? Não hesite em  contactar-nos, ajudamo-lo a encontrar o scanner intraoral que melhor se adapte às suas necessidades, basta preencher o seguinte formulário.  

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Fluxo Digital / CAD CAM