Impressora 3D dentária: descubra a mais indicada para si

Postado em 6 de febrero de 2023

A impressão 3D é uma das últimas etapas do processo de trabalho de fluxo digital dentário, com a qual é possível criar peças dentárias como modelos para termoformagem de alinhadores e retentores, modelos de diagnóstico, guias cirúrgicas ou férulas. Por este motivo, as impressoras 3D são uma ferramenta habitual e essencial nos laboratórios de prótese dentária.

Neste artigo vamos mostrar-lhe diferentes modelos disponíveis no setor dentário e todos os elementos a ter em conta na hora de comprar uma impressora 3D para o seu laboratório de prótese dentária. Está pronto? Vamos começar!

Como é o fluxo de trabalho com uma impressora 3D dentária?

Tudo começa quando o paciente chega à clínica. O dentista digitaliza a sua cavidade oral para reproduzir as estruturas anatómicas em imagens 3D e importá-las para um software de desenho assistido por computador (CAD), onde poderá planear o melhor tratamento com base nas suas necessidades específicas.

A partir destas imagens, e uma vez planeado o tratamento, é criado um documento digital na cloud que o médico dentista pode partilhar de imediato com o laboratório dentário, para o desenho de próteses, protótipos ou modelos dentários.

Este ficheiro digital é carregado no software de fabricação assistida por computador (CAM) ou software de preparação de impressão para retoques finais na peça no laboratório dentário. Posteriormente, são enviados para a impressora 3D ou para a fresadora, para obtenção da peça.

Como funciona uma impressora 3D?

As impressoras 3D solidificam as peças, camada por camada, para criar aplicações de ortodontia, férulas, retentores ou próteses dentárias. E você se perguntará: Como se produz este processo? Depende do sistema, mas costumam aplicar duas tecnologias de impressão 3D:

  • impressão 3D por estereolitografia (SLA). Uma bandeja de resina líquida é exposta seletivamente a um feixe de laser na área de impressão que solidifica a resina em áreas específicas.
  • processamento digital de luz (DLP). Funciona com o mesmo processo químico que a SLA, mas usa um projetor digital (em vez de um laser) como fonte de luz para solidificar a resina.

Resumindo, as impressoras dentárias expõem a resina líquida a uma fonte de luz para formar camadas finas e sólidas de plástico, que são então empilhadas para criar um modelo dentário.

As 5 vantagens chave de incorporar uma impressora no seu laboratório

O mundo digital abriu uma nova era no setor dentário, especialmente em aspetos como a fabricação de modelos, onde as impressoras 3D permitem a criação de soluções personalizadas, como alinhadores, coroas e implantes, para cada paciente. Além desta vantagem, o profissional da área dentária pode beneficiar da sua:

  1. Precisão e fiabilidade.
  2. Facilidade de utilização.
  3. Alta qualidade e custos baixos.
  4. Velocidade e desempenho potenciados.
  5. Processos de trabalho simplificados.

Descubra as melhores impressoras 3D do sector dentário

Na Henry Schein Schmidt, colocamos à sua disposição uma ampla gama de alginatos. Em seguida, mostramos alguns produtos recomendados:

Nextdent 5100 3D Systems

Esta impressora facilita a impressão 3D para a produção de aparelhos dentários. Combina a melhor velocidade e desempenho a um preço acessível.


Ver máis

Pro95 S SprintRay

Esta impressora foi projetada para melhorar a produtividade, facilitando a aprendizagem e automatizando o fluxo de trabalho.


Ver máis

Form 3B+ de Formlabs

Esta impressora de mesa permite produzir modelos, dispositivos e próteses dentárias de alta qualidade com precisão e rapidez.


Ver máis

Materiais para as impressoras 3D de laboratório dentário

Existem vários materiais e aplicações para impressoras 3D que variam de acordo com o modelo do sistema, algumas trabalham apenas com materiais próprios, portanto as opções se limitam aos produtos oferecidos pelo fabricante, enquanto outras contam com um sistema aberto que permite para trabalhar com materiais de outros fabricantes.

Por exemplo, para as três impressoras que destacamos na secção anterior, é possível usar estes materiais:

Materiais para a Nextdent 5100

A Nextdent possui uma grande seleção de materiais de impressão 3D biocompatíveis, para uma ampla gama de aplicações e necessidades. De todos eles, recomendamos:

3D Crowntec – Resina composta de primeira qualidade. Material de Classe IIa aprovado pela FDA (autorização 510(k)) e marcado CE.

3D MODEL 2.0 – Material de impressão 3D com um elevado grau de precisão. Permite obter modelos com grandes detalhes altamente visuais graças ao tom cromático e à opacidade.

Denture 3D+ – Material biocompatível com excelentes propriedades, sendo comparável aos materiais de base para dentaduras postiças convencionais.

Materiais para a
Pro95 S

A SprintRay possui uma ampla seleção de materiais de impressão 3D, exclusivamente para uso com as suas impressoras. As suas resinas são biocompatíveis e oferecem alta qualidade com ótimo custo-benefício. Dentre todos os seus produtos, destacamos:

Crown – Novo material de restauração de cerâmica híbrida, fácil de finalizar e polir com métodos tradicionais, oferecendo excelente estética que se adapta aos dentes naturais. É uma resina com alta dureza e resistência ao desgaste.

Splint Flex – Material biocompatível fácil de manter limpo, resistente ao desgaste e fácil de polir. Tem ótima estética e não deixa sabor químico.

Die and Model 2 – Nova resina que reduz a sedimentação do pigmento, para dedicar mais tempo imprimindo e menos misturando. Alta adesão, flexão e resistência.

Materiais para a
Form 3B+

Os materiais de impressão 3D da Formlabs, fornecem alta precisão e uma infinidade de aplicações.

Um exemplo é a Permanent Crown Resin, uma resina reforçada com cerâmica da cor do dente para impressão 3D de restaurações altamente resistentes e duradouras e com um ajuste tão adequado como preciso.

Que tratamentos se podem realizar com estas resinas dentárias para impressoras 3D?

Existem vários materiais e aplicações para impressoras 3D que variam de acordo com o modelo do sistema, algumas trabalham apenas com materiais próprios, portanto as opções se limitam aos produtos oferecidos pelo fabricante, enquanto outras contam com um sistema aberto que permite para trabalhar com materiais de outros fabricantes.

Por exemplo, para as três impressoras que destacamos na secção anterior, é possível usar estes materiais:

Permanent Crown Resin

Ideal para restaurações permanentes de coroas, incrustações de tipo inlay e onlay, e facetas.


Ver máis

Resin 3D Final Crown

Esta resina de impressão 3D da SprintRay foi projetada para a criação de coroas individuais, inlays, onlays e facetas.


Ver máis

Splint
Flex

Com esta resina pode-se criar, rapidamente, férulas de mordida de alta qualidade e resistência.


Ver máis

Die &
Model 2

Resina de impressão rápida de modelos em 3D para a produção de alinhadores transparentes.


Ver máis

O que deve ter em conta quando pensar em comprar uma impressora 3D?

Em linhas gerais, podemos dar-lhe três recomendações:

  1. Informe-se sobre o seu funcionamento, experiência de usuário e facilidade de utilização. pode fazê-lo através de vídeos, numa feira ou solicitando ao seu comercial de confiança através de demonstrações remotas como as que disponibilizamos através do Fast Track.
  2. Solicite uma peça de amostra gratuita para testar a precisão e a fiabilidade do sistema.
  3. Use a calculadora e verifique qual a rentabilidade que a impressora 3D pode ter para o seu negócio. Deve ter em conta: os gastos iniciais (preço do equipamento + formação + configuração); custos operacionais (material x unidade); e custos de reparação e manutenção.

Tem alguma dúvida? Necessita suporte ou formação?

Na Henry Schein Schmidt pensamos nas suas necessidades a todos os momentos. Por isso, oferecemos as melhores soluções do mercado e todo o suporte necessário para o orientar e aconselhar com base na sua experiência digital e nas necessidades do seu negócio.

A nossa equipa de especialistas está pronta para resolver rapidamente qualquer problema técnico ou dúvida que possa ter. Não espere mais e preencha o seguinte formulário!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Fluxo Digital / CAD CAM