O odontopediatra, o melhor aliado para o ajudar a ter um sorriso são e bonito por toda a vida

Postado em 15 de marzo de 2021

Durante o primeiro ano de vida de uma criança, o seu corpo passa por diversas mudanças que serão fulcrais para o seu crescimento durante a infância e juventude. Uma das mais importantes ocorre na sua boca, pois a aparição dos primeiros dentes vem acompanhada de dores e mal-estar. Daí que seja tão importante que se comece a familiarizar com o médico dentista desde muito cedo.

O nascimento do primeiro dente, o momento ideal para visitar o dentista pela primeira vez

O facto de estes primeiros dentes terem uma curta duração, leva a que alguns pais pensem, erradamente, que não existe uma necessidade de visitar um médico dentista até que caiam os primeiros dentes, entre os 5 e os 6 anos. No entanto sabemos que os dentes de leite são fundamentais para a saúde das crianças. Ajudam a mastigar e a pronunciar as primeiras palavras, e criam espaço nos maxilares para que posteriormente os seus dentes definitivos encontrem a sua posição correta.

Por isso torna-se fulcral supervisionar que tudo se desenvolve adequadamente na boca da criança desde o primeiro momento. Nesta missão encontra-se o odontopediatra, o especialista que se encarrega de vigiar as mudanças que existem na boca da criança nos seus primeiros anos de vida.  É este especialista que garante que não aparecem alterações na dentição temporária que tanto os dentes como os maxilares se desenvolvem de forma adequada.

Prevenir para economizar tempo, dinheiro e contratempos

Já destacamos anteriormente a importância de disfrutar durante a vida adulta de dentes bem alinhados e de uma correta oclusão dental. Se as crianças tiverem um acompanhamento desde os primeiros meses de vida, conseguir este objetivo torna-se muito mais fácil de atingir. Principalmente porque, para além de se familiarizarem desde muito cedo com a importância de uma correta higiene dentária, também existe a tranquilidade de saber que qualquer problema ou alteração poderá ser atacado logo no início.

Tudo se resume à prevenção, dado que as visitas periódicas durante a infância ajudam a detetar anomalias e disfunções dentárias, que podem surgir nestas etapas, bem como a tomar medidas de forma quase imediata. Podemos, deste modo impedir que uma lesão o mal formação despolete para um problema mais grave, com todas as vantagens que trará para o paciente. Falamos de benefícios diretos para a sua Saúde, mas também para a sua economia, pois evitará que no futuro tenha que submeter-se a tratamentos dispendiosos. 

Especificamente, os dentes definitivos começam a aparecer, geralmente aos 6-8 anos, ainda que não estejam completamente definidos até ao início da segunda década de vida. Neste tempo, as revisões periódicas determinam se este desenvolvimento dos dentes definitivos é o adequado.  Um bom seguimento por parte do odontopediatra é a chave para um desenvolvimento bucal adequado e controlado, para que nos casos que o necessitem considere a intervenção de um ortodontista, quando a boca do paciente é ainda moldável: durante a infância, puberdade e adolescência.

Ortodontia: se necessária, quanto mais cedo melhor

Normalmente, uma ortodontia infantil inclui aparelhos removíveis, de uso temporário ao longo do dia e serão usados para solucionar problemas de mordida. Enquanto a ortodontia juvenil está mais direcionada para corrigir o posicionamento dos dentes para conseguir uma oclusão adequada. É necessário ter em conta que é entre os 11 e os 16 anos de idade que os maxilares experimentam um maior crescimento, de forma que nestes casos os tratamentos podem incluir aparelhos fixos ou removíveis.

É importante destacar que, nos últimos anos, os tratamentos de ortodontia têm evoluído exponencialmente, tanto a nível de comodidade como a nível estético. Os ostentosos e incómodos brackets começam, pouco a pouco, a ser coisa do passado, e estão a ser substituídos por pequenos alinhadores praticamente invisíveis, pelo que os pacientes mais jovens quase nem se apercebem que os usam. 

Logicamente que todos os pacientes que necessitam de um tratamento de ortodontia desejam que este seja o mais breve e simples possível, o que só se consegue com um acompanhamento precoce e constante por parte do odontopediatra.  Por este motivo, existem cada vez mais pais que reconhecem a importância dos seus filos serem acompanhados por um odontopediatra desde que são bebes, porque a sua saúde bucodental afeta todo os seu crescimento.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Ortodontia