Revolucionando a medicina dentária: O impacto da inteligência artificial

Postado em 13 de diciembre de 2023

A inteligência artificial (IA) tornou-se um motor chave de mudança e evolução em numerosos campos, e a odontologia não é exceção. Desde o diagnóstico até ao tratamento, a IA está a moldar a medicina dentária de formas inovadoras e emocionantes, facilitando um cuidado dentário mais eficaz e personalizado. 

Neste artigo, esclarecemos como a IA está a transformar a medicina dentária e o que podemos esperar no futuro próximo. Are you ready? Go!

Diagnóstico assistido por IA

 Um dos aspetos com mais impacto da IA na medicina dentária, é a sua capacidade para ajudar no diagnóstico de doenças orais. Algoritmos de aprendizagem automático, um ramo da IA, pode analisar rapidamente grandes volumes de imagens dentárias, identificar padrões e detetar anormalidades como cáries, doenças periodontais e tumores orais com uma precisão incrivelmente alta.

O software de IA também pode aprender com os seus erros e melhorar ao longo do tempo, tornando-o cada vez mais preciso na identificação de patologias. Isto não só economiza tempo aos dentistas, como também pode levar a diagnósticos mais precoces e precisos., o que melhora muito o prognóstico e o resultado do tratamento para os pacientes.

ai-odonto-robot

Planificação e execução do tratamento

Uma realizado um diagnóstico, a IA também pode ajudar na planificação do tratamento, prevendo os resultados de diversos tratamentos, o que permite aos dentistas tomar melhores decisões.

Além disso, a robótica assistida por IA está a começar a fazer incursões na medicina dentária. Estes robôs, guiados por algoritmos precisos de IA, podem realizar procedimentos simples como a limpeza dentária e procedimentos mais complexos como a colocação de implantes dentários, com uma precisão milimétrica, reduzindo assim a probabilidade de erros humanos.

 

Atenção ao paciente e administração da prática

A IA também está a encontrar aplicações no atendimento ao cliente e na gestão da prática dentária. Os chatbots de IA, podem responder às perguntas frequentes dos pacientes, agendar consultas e enviar lembretes de agendamento de consultas. Isto liberta tempo à equipa clínica para se concentrar em tarefas mais importantes.

Além disso, a IA pode ajudar a analisar tendências nos dados dos pacientes para identificar riscos e oportunidades, ajudando as clínicas dentárias a operar de forma mais eficiente e eficaz.

O futuro da IA na medicina dentária

Não há dúvida de que a Inteligência Artificial tem o potencial suficiente para transformar a área da medicina dentária. Assim, à medida que a tecnologia continua a avançar, é provável que vejamos uma integração ainda maior da IA em todas as áreas dos cuidados dentários.

Isto não significa que o dentista será substituído por máquinas. Ao contrário, a IA atuará como uma ferramenta poderosa que poderá utilizar para melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, que beneficiará de diagnósticos mais rápidos e precisos, tratamentos mais eficazes e uma experiência mais personalizada, uma vez que a IA permite-nos tratar as pessoas como indivíduos com necessidades únicas.

O futuro já chegou!

Tem dúvidas ou necessita ajuda? 

Na Henry Schein Schmidt colocamos à sua disposição uma grande variedade de material que possa necessitar. Se não o encontra, tem dúvidas ou necessita ajuda, apenas tem de preencher o seguinte formulário!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Conselhos / Dicas