Alginato dentário: tudo o que deve saber

Postado em 13 de diciembre de 2022

Os alginatos, juntamente com os silicones, são um dos materiais mais utilizados para a obtenção de impressões dentárias. Ao escolhê-los, deve-se levar em consideração uma série de características, como a sua resistência, elasticidade e estabilidade dimensional; o seu manuseio, consistência e textura ou a sua compatibilidade com materiais de modelagem e moldes. No artigo de hoje, revemos tudo o que deve saber no momento de escolher um alginato, a sua utilização, vantagens… e muito mais!

 

O que é um alginato?

O alginato é uma mistura de produtos químicos obtidos a partir de um sal solúvel de sódio ou potássio obtido de algas marinhas chamadas alginas. O médico dentista dissolve em água o alginato em pó para o transformar em gel e o colocar num molde, que será inserido na boca do paciente para obter uma reprodução tridimensional da sua dentadura.

Assim, este material elástico de impressão dentária, ajuda o dentista a detetar defeitos oclusivos ou estruturais nos dentes do paciente e a especificar como deve ser o aparelho de ortodontia ideal para o tratamento.

Os alginatos dentários também são utilizados pelo técnico em prótese dentária para a fabricação de aparelhos ou próteses parciais ou totais, geralmente removíveis.


Tipos de alginatos em medicina dentária

Escolher o material certo é fundamental para fazer uma boa impressão dentária ou fabricar as peças. Assim sendo, é fundamental conhecer a composição do alginato e os diferentes tipos:

  • Alginatos convencionais: os primeiros alginatos que chegaram ao mercado e começaram a ser utilizados na medicina dentária, porém a sua aplicação neste setor está em declínio.
  • Alginatos cromáticos: a estes alginatos são adicionados indicadores de Ph para mudar de color, o que permite ao profissional observar mudanças de cor e consistência e determinar o momento ideal para o colocar no molde e na boca do paciente, bem como saber o melhor momento para o retirar da boca do paciente.
  • Alginatos com substâncias antissépticas: Normalmente é adicionada a Clorexidina, um antisséptico contra organismos Gram + e Gram -, e um bacteriostático que impede a proliferação de bactérias, evitando a contaminação cruzada.
  • Alginatos melhorados com óleo de silicone: São alginatos aos quais este componente é adicionado para melhorar a reprodução dos detalhes e reduzir as mudanças dimensionais sofridas pelo material.
  • Alginatos para ortodontia: São alginatos com alta elasticidade e resistência ao rasgo, permitindo a perfeita realização de impressões na presença de brackets já colocados. 

 

Quais são as vantagens e desvantagens de usar alginato?

Vantagens:
      • Produto económico
      • Fácil manuseio
      • Boa vida útil e propriedades hidrofílicas
Desvantagens:
      • Instabilidade dimensional
      • Recuperação elástica
      • A impressão necessita ser lavada

Onde comprar alginato?

Na Henry Schein Schmidt, colocamos à sua disposição uma ampla gama de alginatos. Em seguida, mostramos alguns produtos recomendados:

HYDROGUM 5 ALGINATO 453 GR.

Alginato fácil de misturar pela sua rápida absorçãode água Conservando a impressão adequadamente.

ALGINATO MAXIMA RÁPIDO 500 GR.

Isento de pó. Cada saco garante a realização de 35 moldeiras aprox.

ALGINATO ORTHOPRINT 500 GR.

Alginato de grande estabilidade dimensional. Alta tixotropia e elevada memória elástica.

ALGINATO SABOR FRUTA 450 GR.

Alginato 450 g Sabor frutas.

ALGINATO CA-37 FAST SET 500 GR.

Alginato sem pó, de cor púrpura, de secagem rápida.

Tem dúvidas ou necessita ajuda? Contacte-nos!

Na Henry Schein Schmidt, procuramos sempre satisfazer as suas necessidades. Por isso, oferecemos as melhores soluções do setor dentário. Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Contacte-nos e iremos ajudá-lo em tudo o que possa necessitar e com a maior brevidade possível!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Conselhos / Dicas