Limpeza e esterilização de turbinas dentárias:

Postado em 24 de noviembre de 2022

O instrumental rotatório é um material muito importante no dia a dia da clínica dentária, por isso é importante zelar pelo seu correto funcionamento e limpeza para prolongar a sua vida útil e, consequentemente, evitar reparações.

Para levar a cabo uma correta limpeza e esterilização das peças, é necessário realizar diferentes etapas, mas deve-se levar em consideração as instruções do fabricante, pois há ocasiões em que a manutenção é realizada de uma forma diferente.

É fundamental enxaguar, limpar e desinfetar as turbinas dentárias após cada tratamento para remover sujidade e líquidos que possam ter penetrado (saliva, sangue, etc.) e desta forma evitar o entupimento das peças.

1.PREPARAÇÃO: 

É importante vestir a roupa apropriada antes de iniciar a limpeza e retirar as peças de mão do acoplador (ou motor se for um contra-ângulo) e retirar a broca ou instrumento com as correspondentes pinças ou tenazas, usando luvas. Os restos de matéria orgânica podem ser removidos com papel ou toalha húmida.

2. LIMPEZA:

Para limpar o corpo externo do instrumento, usaremos água fria da torneira (não mais que 38ºC e potável) ou água desmineralizada e uma escova de cerdas brancas, mas é importante nunca limpar no banho de ultrassons.

3. DESINFEÇÃO:

A próxima coisa que devemos fazer é secar o corpo do instrumento com um pano desinfetante (melhor se não tiver cloro). É importante não mergulhar a peça em solução desinfetante. Em seguida, limparemos a saída de luz com um pano suave.

Lembre-se de lubrificar os instrumentos rotatórios após cada desinfecção e limpeza e antes de cada esterilização.

4. LUBRIFICAÇÃO:

É necessário que use lubrificante para a manutenção do seu material rotatório e que sejam de alta qualidade e, se possível, 100% sintéticos, pois oferecem ajuda para prolongar a vida útil dos instrumentos.

Neste ponto, é importante saber que para a lubrificação das peças deve utilizar o adaptador correspondente ao sistema de acoplamento que está a utilizar, neste caso, para contra-ângulos e peças de mão é necessário um adaptador «intra».

Uma vez inserido o adaptador, devemos pulverizar uma toalha húmida durante 2 ou 3 segundos (até que o óleo apareça limpo) e vamos secar o excesso de óleo na peça com uma toalha seca. Se a cabeça do seu contra-ângulo for removível, engraxe as duas partes separadamente, com o respectivo adaptador. É fundamental colocar a peça de mão para trabalhar após a lubrificação, para que o óleo lubrifique todos os componentes.

Antes de continuar, deve-se verificar se os instrumentos são adequados para esterilização em autoclave e/ou termodesinfetáveis. 

 

5. ESTERILIZAÇÃO:

Vamos colocar as peças de mão num autoclave. Não se deve usar bolsas, a menos que esteja a usar um autoclave vazio. Uma vez selecionado o ciclo correto, é importante verificar que não seja um ciclo de secagem num autoclave vazio.

Atenção! Não deve exceder os 140ºc (284ºf), inclusive durante a fase de secagem.

 

6. ARMAZENAMENTO:

Uma vez finalizado o ciclo de esterilização, retiramos as peças do autoclave e guardamos num container ou saco isento de pó.

  • Deixamos outros conselhos para a manutenção do material rotatório:
  • Descarte as brocas muito desgastadas.
  • Não acione o botão de pressão para trocar a broca enquanto o instrumento estiver a trabalhar
  • Assegure-se que o ar que chega aos instrumentos está totalmente seco. É recomendável que instale um secador no compressor da sua clínica dentária.
  • Está a pensar em renovar o seu material rotatório ou tem alguma dúvida sobre a sua mantenutenção? Podemos ajudá-lo! Preencha o seguinte formulário e entraremos em contacto consigo. 

Tem dúvidas ou necessita ajuda? 

Na Henry Schein Schmidt colocamos à sua disposição uma grande variedade de material que possa necessitar. Se não o encontra, tem dúvidas ou necessita ajuda, apenas tem de preencher o seguinte formulário!

Em conformidade com a Lei da Proteção de Dados (Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro), informamos que os seus dados estão registados num ficheiro da Henry Schein Schmidt Dental Solutions Portugal, com sede na Avenida José Gomes Ferreira 13 Piso 0 Fração B, 1495-132 Miraflores, Algés Portugal, a fim de serem utilizados para atividades comerciais e mantê-lo informado sobre os nossos produtos e serviços. Pode, a qualquer momento, exercer os seus direitos de acesso, retificação, eliminação ou oposição através de correio postal para a morada supra indicada, ou através de correio eletrónico para o e-mail [email protected], devendo, para o efeito, anexar uma fotocópia do seu Cartão do Cidadão ou documento equivalente.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Conselhos / Dicas