Celebramos a Diversidade e a Inclusão

Postado em 28 de junio de 2023

No mês da Diversidade e Inclusão, temos o prazer de partilhar consigo um depoimento inspirador de um dos nossos valiosos membros da #TeamSchein, alguém que incorpora perfeitamente os valores da nossa empresa e faz parte da vibrante comunidade LGBTQIA+. O seu nome é David Saavedra e é o Responsável de Talento da Henry Schein Schmidt, em Espanha e Portugal.

Olá, David. Antes de mais muito obrigado por nos concederes esta entrevista. Por favor, podes te apresentar para os leitores que não te conhecem? Podes falar da tua história?

Nasci em Las Palmas da Gran Canaria, uma ilha no meio do Atlântico que é constantemente visitada por turistas de todo o mundo. Isto significa que, por natureza, nós canários somos bastante abertos e habituados com a diversidade. Além disso, os meus pais sempre nos criaram, a mim e aos meus irmãos, com valores muito profundos sobre o respeito com todos. Quando eu tinha 27 anos e já tinha viajado um pouco pelo mundo: vivi quatro anos na Holanda e passei um tempo a morar em Lake Arrowhead (Califórnia). E eu estava a trabalhar no exército há três anos quando comecei na Henry Schein, como assistente de compras pouco antes de meu aniversário de 27 anos, no verão de 2007. 

Em 2008, tive meu primeiro namorado. Eu morava em Madrid, a cerca de 2.000 km de Gran Canaria, então os meus colegas de Compras também eram a minha família. Lembro com carinho o dia em que reuni todos no apartamento para sair… Agora vejo como uma piada engraçada, mas naquele momento senti-me apoiado e amado por cada um deles.

 

Desde então, como foi a tua evolução na empresa?

Profissionalmente, o meu papel na empresa evoluiu e tornei-me um comprador com um perfil mais analítico e de reporte. Isso fez com que o Diretor de BI me notasse e sugerisse que eu fosse para o departamento de BI como analista de dados. Depois de algum tempo, tornei-me supervisor no departamento de BI e em 2022 tive a sorte de me ser sugerido o cargo de Gerente de Projetos no departamento de IT. Naquela altura, eu tinha começado a formação para trabalhar em Recursos Humanos, pois embora eu seja algo bom com números, sempre acreditei que era muito melhor com pessoas. Então partilhei o meu plano com meu novo chefe, o Diretor de IT, o Diretor de Recursos Humanos e o nosso CEO, expressando-o como um projeto futuro no qual eu queria crescer dentro da empresa.

Depois de alguns meses a trabalhar em IT, surgiu a vaga de Responsável de Talento na área de Recursos Humanos e tive muita sorte de ser considerado para o cargo. Sem pensar, eu disse que sim. A partir daqui, tenho a grande oportunidade de desenvolver os valores de Diversidade e Inclusão para toda a empresa, além de continuar a desenvolver a área de Responsabilidade Social Corporativa com a qual trabalho desde que comecei na empresa.

 

Ser parte da comunidade LGBTQIA+ influenciou a tua carreira profissional?

Fazer parte da comunidade LGBTQIA+ e trabalhar numa empresa inclusiva como a HENRY SCHEIN, transformou a minha experiência profissional. Participar no grupo de recurso para funcionários da Pride and Allies, permitiu que eu me conectasse com pessoas que pensam como eu e contribuísse para um ambiente de trabalho mais favorável. Participo ativamente em eventos do Orgulho e apoio as causas LGBTQIA+.

Criar um ambiente inclusivo requer abraçar a diversidade, desafiar o preconceito e garantir a igualdade de oportunidades. Os modelos a seguir LGBTQIA+, como Audre Lorde, influenciaram a minha trajetória na defesa da autoexpressão e da solidariedade. Para ser um melhor aliado, educo-me sobre questões LGBTQIA+, amplio as suas vozes e apoio organizações e eventos. A aprendizagem contínua e a defesa podem promover a igualdade e a inclusão.

 

Que conselho darias ao teu eu mais jovem?

Se eu pudesse dar-lhe um conselho ao meu eu mais jovem, seria aproveitar todas as oportunidades sem hesitar ou se limitar. Gostaria de enfatizar a importância de tratar os outros com respeito e autenticidade, independentemente da sua identidade ou de quem eles amam. Mantendo-me fiel a mim mesmo e aproveitando a viagem da vida, pude crescer pessoal e profissionalmente, contribuindo para um mundo mais inclusivo.

Diversidade e Inclusão: Juntos contribuímos para o sucesso da Henry Schein Schmidt

A diversidade na Henry Schein Schmidt é sobre você ser você mesmo. Porque quando sua formação, perspectiva e experiências únicas se combinam com as de seus colegas, isso estimula a criatividade e ajuda a desenvolver soluções estratégicas alinhadas com nossos valores.

A inclusão em nossa empresa significa valorizar as pessoas pelo que são. É fundamental para liberar o poder da diversidade. A inclusão nos proporciona um senso de pertencimento, permite compartilhar conhecimentos e ideias e promove a colaboração entre nós.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos de Sem categoria

Mulheres que nos inspiram

No Dia da Mulher gostaríamos de partilhar com vocês o depoimento de três mulheres que nos inspiram dia após dia. Mulheres talentosas, lutadoras e grandes

Ler mais